Quatro projetos portugueses ganham prémio mundial de impacto social

O World Summit Awards (WSA) é uma iniciativa internacional que premeia as melhores inovações digitais com impacto social. A sua mais recente edição envolveu 290 nomeações de 182 países participantes, tendo sido distinguidas as propostas que melhor contributo dão para os objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas. Foram, deste modo, selecionados 40…
ebenhack/AP
ZoomGuide, Speak, Urban Platform e CycleAI são quatro projetos portugueses entre os vencedores do World Summit Awards, iniciativa que premeia as melhores inovações digitais com impacto social.
Negócios

O World Summit Awards (WSA) é uma iniciativa internacional que premeia as melhores inovações digitais com impacto social.

A sua mais recente edição envolveu 290 nomeações de 182 países participantes, tendo sido distinguidas as propostas que melhor contributo dão para os objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas.

Foram, deste modo, selecionados 40 WSA Winners 2021 e WSA Young Innovators, dos quais quatro projetos foram portugueses: ZoomGuide, Speak, Urban Platform e CycleAI.

Por categoria, os vencedores nacionais do WSA 2021 são:

– Inclusion & Empowerment – Speak – Esta app móvel liga migrantes, refugiados e habitantes locais, promovendo a troca de experiências linguísticas e culturais. Através da sua metodologia de aprendizagem, as pessoas não só aprendem umas com as outras, como também se conhecem, quebram barreiras e criam relações significativas de confiança e apoio, construindo uma comunidade multicultural. As pessoas inscrevem-se para aprender ou ajudar os outros a aprender uma língua, reunindo-se depois em grupos que se encontram em 12 sessões de 90 minutos, online ou offline (http://www.speak.social/).

Government & Citizen Engagement – Urban Platform – Mais de metade da população mundial habita hoje nas cidades e a tendência é para crescer, pelo que as autarquias precisam de ferramentas para responder de forma adequada às necessidades e desafios populacionais, oferecendo, em paralelo, qualidade de vida.Fornecer aos decisores locais uma visão holística sobre o ambiente urbano inteligente foi, por isso, a visão por detrás desta plataforma. O projeto assume-se como uma solução na cloud para governos, concebida para municípios que procuram gerir eficientemente os seus territórios. Fornece um sistema integrado, capaz de recolher informação de várias fontes e exibi-la em painéis de bordo intuitivos e personalizáveis, dando aos decisores a visão sobre o progresso da sua cidade e a capacidade de uma resposta eficiente e coordenada (https://urbanplatform.city/).

– Culture & Tourism – Zoomguide – Assume-se como um guia alimentado por Inteligência Artificial, que permite aos turistas explorar cidades e lugares de importância turística ou cultural através de métodos de pesquisa inovadores. Fornece acesso a uma variedade de conteúdos multimédia, desde áudio a realidade aumentada disponível em várias línguas, e adaptado às necessidades dos vários públicos. Com um sistema de gestão de conteúdos para os profissionais, permite às cidades e às organizações oportunidades de interligação de ofertas e de promoção da cultura e turismo, em conjunto, criando experiências capazes de gerar fontes de receitas adicionais e atrair novos públicos. Através de uma experiência verdadeiramente imersiva, a app permite a exploração de locais, nomeadamente interiores, como museus, simplesmente tirando uma fotografia com o telefone para aceder a conteúdos multimédia, sem necessidade de qualquer instalação de aplicação. Esta app foi desenvolvida pelos estudantes do Mestrado em Engenharia de Software da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) Pedro Carvalho e Afonso Cunha.  (https://zoomguide.app/).

– WSA Young Innovators e do WSA European Young Innovators – CycleAI – Solução que visa capacitar os utilizadores da micromobilidade para a sua segurança. Sendo a mobilidade ativa da maior importância para as cidades sustentáveis do futuro e tendo em conta que os modos não são geralmente vistos como seguros, a CycleAI coloca as rotas mais seguras e fiáveis na ponta dos dedos das pessoas (https://www.cycleai.net/).

Os vencedores do WSA 2021 vão agora apresentar as suas soluções no WSA Global Congress, que se realizará entre 22 e 24 de março, em formato híbrido.

Segundo Sandra Fazenda Almeida, Diretora Executiva da APDC (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações), que integrou o Grande Júri de seleção dos projetos candidatos ao WSA, “toda a comunidade tecnológica e científica em Portugal tem estado a colaborar e a desenvolver ativamente várias soluções tecnológicas de resposta à pandemia de COVID-19 e aos problemas secundários daqui resultantes”.

Sandra Fazenda Almeida dá conta de que “surgiram múltiplas soluções tecnológicas inovadoras em áreas como a saúde, educação, comércio, indústria ou cultura. O destaque dado aos projetos nacionais nesta competição internacional é um reflexo da crescente inovação tecnológica portuguesa”.

A APDC recorda que se candidataram oito projetos nacionais (um por cada uma das categorias a concurso), num processo de seleção que foi liderada pela APDC. O júri nacional foi encabeçado por Sandra Fazenda Almeida (APDC) e Roberto Carneiro (ex-ministro da Educação), sendo reforçado com a presença de responsáveis da Armilar, AWS, EDP, Galp, Google, Lusíadas Saúde, NOS e Semapa.

O júri contou ainda com representantes da Altice Labs, AMA, ANI, Impresa, ASSOFT, IPN, Jerónimo Martins, Media Capital, Microsoft, NOSSA, RTP, Startup Braga, Startup Lisboa e Vodafone.

Mais Artigos